Laboratório Citocenter

Exames

VITAMINA E

VITE – VITAMINA E
SINÔNIMOS: TOCOFEROL, ALFA TOCOFEROL
 
MATERIAL
SORO OU PLASMA  PROTEGIDO DA LUZ ( TUBO ÂMBAR OU TUBO ENVOLVIDO NO PAPEL ALUMINIO)
 
MEIO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco (Desmineralizado) ou Gel separador (Âmbar) Ou Tubo Gel separador Envolvido no papel aluminio.
 
Amostra alternativa= Plasma: Tubo com citrato (azul), Tubo com EDTA (roxo) ou Tubo com heparina (verde).
 
Transferir e enviar em tubo âmbar de 5 mL.
 
VOLUME MÍNIMO
0,7 mL
 
MÉTODO
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum de 4 horas ou mais.
À critério do médico, fazer a suspensão de anti-convulsivantes, etanol, colestiramina, óleos minerais e contraceptivos orais.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta VITE:
O sangue deve ser coletado pela manhã em jejum e antes de qualquer medicação. A amostra deve ser extraída com garroteamento leve e com cuidado para prevenir hemólise.
 
Soro
 
Tubo com gel Âmbar:   Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente
 
Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco e envolver imediatamento no papel aluminio
 
Tubo com gel separador:  Homogeneizar imediatamente após a coleta, envolver no papel aluminio e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
 
Plasma
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar e envolver no papel aluminio.
 
INTERPRETAÇÃO
Este exame é útil no diagnóstico de deficiência de vitamina E, ou tocoferol. A vitamina E contribui para a manutenção das membranas celulares e dos sistemas vascular e nervoso. Seu mecanismo de ação não é completamente conhecido. Sabe-se, porém, que os tocoferóis funcionam como antioxidantes e protegem a integridade das biomembranas. Tanto a deficiência de vitamina A quanto a de vitamina E, decorrem de má nutrição ou má absorção intestinal, podendo causar:  Fraqueza muscular (astenia), perda de massa muscular (catabolismo), movimentos anormais dos olhos, problemas de visão (retinopatia), falta de coordenação motora (ataxia), imunidade debilitada, problemas de marcha, anemia. Em crianças, a carência de tocoferol pode causar neuropatias motoras e sensitivas, que são reversíveis. A suplementação com elevadas doses de vitamina E pode significativamente prejudicar a absorção de vitamina D e vitamina K. Alguns alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas. Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina. Níveis baixos podem ser determinados por má absorção (pancreatite, fibrose cística, atresia de vias biliares, ressecção intestinal), prematuridade, etilismo, cirrose, uso de anticonvulsivante, colestiramina, óleos minerais e contraceptivos orais.

Sinonímia

ALFA TOCOFEROL ; TOCOFEROL ; VITAE ; VITAMINA E

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

18 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml