ESQUEMA DE DOSES
A SBIm e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam na rotina uma dose aos 12 meses e outra entre 15 e 24 meses de idade, podendo a vacina SCR-V ser substituída pelas vacinas tríplice viral (SCR) e varicela.
TEMPO DE JEJUM
Jejum desnecessário
COMENTÁRIOS
O que Previne? – Sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Indicação: Há duas vacinas disponíveis no Brasil:
A vacina SCR-V do laboratório MSD está licenciada para crianças e adolescentes até 12 anos. Recomenda-se em substituição às vacinas tríplice viral (SCR) e varicela, quando a aplicação das duas for coincidente;
A vacina SCR-V do laboratório GSK está licenciada para pessoas a partir de 6 meses de idade. Recomenda-se em substituição às vacinas tríplice viral (SCR) e varicela, quando a aplicação das duas for coincidente;
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) adotou a vacina SCR-V aos 15 meses, como segunda dose do esquema da SCR e primeira dose do esquema da varicela.
Contraindicado: Gestantes; pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação; história de anafilaxia após dose anterior da vacina ou a algum componente.
A maioria das crianças com história de reação anafilática a ovo não tem reações adversas à vacina e, mesmo quando a reação é grave, não há contraindicação ao uso. Foi demonstrado, em muitos estudos, que pessoas com alergia ao ovo, mesmo aquelas com alergia grave, têm risco insignificante de reações anafiláticas. O teste cutâneo não é recomendado, pois não consegue prever se a reação acontecerá. No entanto, recomenda-se que estas crianças, por precaução, sejam vacinadas em ambiente hospitalar ou outro que ofereça condições de atendimento de anafilaxia.
Efeitos Adversos: Febre baixa, dor local, aspecto vermelho leve no local
Recomendações: Não apresentar febre nas últimas 72 horas , vômitos, diarreia
FABRICANTE : MSD