SINÔNIMO:
URÂNIO SANGUÍNEO
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SANGUE TOTAL
TUBO(S) DE COLETA
Tubo com EDTA (roxo)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
4 mL
MÉTODO
ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM PLASMA INDUTIVAMENTE ACOPLADO – ICP⁄M
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame, homogeneizar e acondicionar corretamente.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
O Urânio é um elemento muito utilizado na produção de energia nuclear, encontrado na crosta terrestre em muitas regiões do mundo, o urânio é um metal prateado, radioativo, denso, inflamável, flexível e maleável. A Constituição brasileira afirma que a energia do urânio só pode ser utilizada no país para fins pacíficos. A energia nuclear tem sido amplamente utilizada em várias áreas: produção de energia, medicina, meio ambiente, engenharia, produção de radiofármacos, agricultura, conservação de alimentos, esterilização de vários materiais e pesquisa.
Em todas as vias de exposição, ele distribui-se através do sangue por todo o organismo e é rapidamente absorvido pelos tecidos ou excretado na urina.
A inalação de grandes concentrações de urânio pode causar câncer de pulmão pela exposição a partículas alfa. O urânio também é um produto químico tóxico, o que significa que a ingestão de urânio pode causar danos nos rins de suas propriedades químicas muito mais cedo do que suas propriedades radioativas causariam câncer de osso ou fígado.