MATERIAL
SORO
MATERIAL
SORO
VOLUME MÍNIMO
0,7 mL
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Medicação: Pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (superior a 5 mg⁄dL), a coleta deve ser realizada até no mínimo 8 horas após a última administração.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas e amostras com hemólise grau II.
INTERPRETAÇÃO
As troponinas são proteínas essenciais para a regulação dos processos de contração dos músculos estriado e cardíaco. A Troponina T é um marcador cárdio-específico com elevada sensibilidade para lesões do miocárdio. Aumenta rapidamente após o infarto agudo do miocárdio (IAM) e pode persisitir durante mais 2 semanas. É um marcador de prognóstico independente que permite prever a evolução a curto, médio e até mesmo longo prazo dos doentes com síndrome coronária aguda. Elevados níveis de Troponina T estão correlacionados com a gravidade da doença arterial coronária e com um mau prognóstico. Também podem ocorrer lesões das células do miocárdio que conduzam a elevação das concentrações de Troponina T em outros quadros clínicos como miocardite, contusão cardíaca, embolia pulmonar e cardiotoxicidade induzida por fármacos.