SINÔNIMO:
TRIPTOFANO DOSAGEM
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
PLASMA
TUBO(S) DE COLETA
PLASMA: Tubo com EDTA (roxo).
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO
HPLC COM DETECÇÃO FLUORIMÉTRICA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e acondicionar conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 1 mês congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
O Triptofano é um aminoácido essencial usado como suplemento dietético e no tratamento do estresse , hiperatividade (em crianças), depressão e de distúrbios do sono. O triptofano não é produzido pelo organismo, sendo incorporado ao corpo humano por meio da alimentação através da ingesta de proteínas. Por ser o único único precursor da serotonina, sua redução abrupta culmina em queda abrupta também dos níveis de serotonina, que funciona como neurotransmissor nas células do sistema nervoso entre outras funções. Este aminoácido é prontamente absorvido do trato gastrintestinal. O triptofano é extensivamente ligado à albumina sérica. É metabolizado a hidroxtriptofano para serotonina e outros metabolitos, incluindo derivados de kinurenina, e excretado pela urina. A piridoxina e acido ascórbico parecem estar ligados neste metabolismo.
O triptofano é um precursor da serotonina. Devido à depleção de serotonina no SNC é considerado ser ligado à depressão, sendo usado no tratamento da mesma.