Laboratório Citocenter

Exames

TRANSAMINASE GLUTAMICO OXALACETICA, TGO, AST

SINÔNIMO
Transaminase Glutâmico Pirúvica, Transaminase Glutamico Piruvica, Alanina Amino Transferase,ALAT, ALT, TGP,TGO – Aminotransferases, Aspartato aminotransferase, AST
 
TIPOS DE AMOSTRA
Soro ou Plasma
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
Plasma:  Heparina de lítio
              Heparina de sódio
             Separador com heparina de litio
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: SIM
Material colhido até ás 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o mesmo dia às 19h.
Se o material for colhido após às 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o dia seguinte às 11h.
 

REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO
0,55 mL
 

METODO
NADH ( sem P-5`-P )
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro ⁄ Plasma: 2 a 8º C por 7 dias.
                      20 a 25º C por 3 dias
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
A aspartato aminotransferase (AST) também conhecida como Transaminase glutâmico-oxaloacética (TGO)   está presente em uma variedade de tecidos, entre os quais se incluem o fígado, músculo cardíaco, sistema musculoesquelético, cérebro, rins, pulmões, pâncreas, eritrócitos e leucócitos, com as mais elevadas atividades detectadas no fígado e no sistema musculoesquelético. A medição de AST encontra-se indicada no diagnóstico, diferenciação e monitoramento de doença hepatobiliar, infarto do miocárdio e lesão musculoesquelética. Em caso de suspeita de infarto do miocárdio recente, a TGO possui uma sensibilidade de diagnóstico de 96%, com uma sensibilidade de 86% a 12 horas após o aparecimento da dor no peito. Os níveis de TGO podem estar aumentados também na hepatite viral e doença hepática associada a necrose hepática, com o registro frequente de mais 20 a 50 elevações. A avaliação da atividade de AST relativamente ao ALT (Índice De Ritis; AST⁄ALT) constitui um indicador útil de lesões no fígado. Índices inferiores a 1,0 indicam lesão média do fígado e estão particularmente associados a doenças de natureza inflamatória. Índices superiores a 1,0 indicam doença grave do fígado, envolvendo habitualmente necrose. Podem ser detectados níveis aumentados de AST em situações de cirrose, colestase extra-hepática, distrofia muscular progressiva, dermatomiosite, pancreatite aguda, doença hemolítica, gangrena, lesões por esmagamento muscular e embolia pulmonar. Podem ser também observados aumentos moderados dos níveis de AST após a ingestão de álcool ou da administração de drogas, entre as quais se inclui a penicilina, salicilatos ou opiáceos.

Sinonímia

TRANSAMINAS OXALACETICA ; TRANSAMINASE GLUTAMICO OXALACETICA, TGO, AST

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

1 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml