Laboratório Citocenter

Exames

TIREOGLOBULINA

SINÔNIMO
Anticorpo anti-tireoidiano, Anti-tireoglobulina, AAT, ATG, ATGB, ANTI TBG, ANTI TG, Anticorpo anti-tireoide, Anti-tireoglobulina
 
TIPOS DE AMOSTRA
Soro ou Plasma
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
Plasma:  EDTA dipotássico
              EDTA dissódico
              Heparina de lítio
              Separador de plasma com heparina de líto
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: SIM
Material colhido até ás 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o mesmo dia às 19h.
Se o material for colhido após às 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o dia seguinte às 11h.
 

REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO
0,5 mL
 

MÉTODO
Quimioluminescência
 

INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro ⁄ Plasma: 2 a 8ºC por 7 dias
                      15 a 30ºC por  48 horas
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
A tiroglobulina é normalmente sintetizada nas células foliculares da glândula tireóide, sob a influência da tirotrofina, e representa o precursor da tiroxina e outras iodotironinas. O limite superior esperado de normalidade para a tiroglobulina circulante é de aproximadamente 40 a 60 ng⁄mL. Valores ligeiramente superiores são encontrados em recém-nascidos e durante o terceiro trimestre de gestação. Os níveis de tiroglobulina também tendem a ser elevados em regiões de bócio endêmico. As principais aplicações clínicas para a dosagem deste pró-hormônio derivam do fato de que o tecido da tireóide ativo parece ser a única fonte de tiroglobulina circulante. Da mesma forma, as determinações de tiroglobulina têm sido amplamente utilizadas para complementar digitalização de radioidodina e outras técnicas (tais como ultra-som ou coloração histoquímica) como auxílio na identificação de presença ou ausência de tecido de tireóide ativo, ou no aumento de tal tecido em relação a valores de referência basais estabelecidos individualmente. O diagnóstico diferencial de hipotireoidismo congênito é um exemplo bem estabelecido para o uso da dosagem de tiroglobulina. A dosagem de tiroglobulina também pode ser valiosa para auxiliar a distinção entre tiroidite subaguda e tirotoxicose causada por administração dissimulada de hormônios da tireóide. No caso deste último evento, níveis inferiores de tiroglobulina são esperados devido à supressão do hormônio da tireóide pela tirotrofina.
 
 

Sinonímia

TIROGLOBULINA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

4 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml