Laboratório Citocenter

Exames

SUBSTANCIAS REDUTORAS PESQUISA FEZES

SRP – SUBSTÂNCIAS REDUTORAS – PESQUISA
 

MATERIAL
FEZES
 
MEIO(S) DE COLETA
Frasco estéril
 
VOLUME MÍNIMO
3 gr
 

MÉTODO
REATIVO DE BENEDICT
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Medicação: Evitar o uso de laxantes, supositórios, vitamina C medicamentoso, penicilina e tetraciclinas ou conforme orientação médica.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas coletadas em frasco coletor limpo, seco e sem aditivos. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
 

INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas e amostras recebidas em embalagens alimentícias.
 
INTERPRETAÇÃO
A pesquisa de substâncias redutoras nas fezes é utilizada para detectar deficiências congênitas, ou causadas por lesão inespecífica, de enzimas da mucosa intestinal, especialmente as dissacaridases (lactase e sacarase). Normalmente, os açúcares são rapidamente absorvidos no intestino delgado proximal, mas, se isso não ocorre, eles permanecem na luz intestinal, causando diarréia osmótica. A má absorção dos diferentes açúcares, ocasionada por essas deficiências enzimáticas, determina o aparecimento das substâncias redutoras nas fezes, além de queda em seu pH. Apesar de a sacarose não ser um açúcar redutor, ela está sujeita à hidrólise ácida no intestino, no qual ocorre a liberação dos açúcares redutores que são avaliados como substâncias redutoras. É possível encontrar resultados falso-negativos em material fecal não-recente devido à fermentação dos açúcares pelas bactérias intestinais.

Sinonímia

SREDUTFE ; SUBSTANCIAS REDUTORAS PESQUISA FEZES

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

4 Dias

Matarial

Fezes Quantidade: 5 g