Laboratório Citocenter

Exames

SOMA DOS ÁCIDOS

EST – SOMA DOS ÁCIDOS MANDÉLICO E FENILGLIOXÍLICO NA URINA
 
MATERIAL
URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
 
MEIO(S) DE COLETA
Tubo cônico.
 
VOLUME MÍNIMO
3 mL
 
MÉTODO
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC
 

INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta EST:
Coletar em frasco apropriado a urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição. Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta.
Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do EST e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame.
 
 
INTERPRETAÇÃO
O estireno é um hidrocarboneto aromático não saturado. À temperatura ambiente é líquido oleoso incolor, que polimeriza com facilidade à temperatura ambiente na presença do oxigênio. É um composto bastante volátil e possui um cheiro adocicado, que, a concentrações elevadas, torna-se bastante desagradável. O ácido mandélico é o principal indicador biológico da exposição ocupacional ao estireno, que ocorre durante a produção de polímeros plásticos, como poliestireno, resinas , borracha sintética e produtos de fibra de vidro. O estireno é absorvido em cerca de 98% pela via pulmonar e em 2% pela pele.O esforço físico durante a exposição favorece a absorção. Menos de 3% do estireno é excretado na forma inalterada, 85%, na forma de ácido mandélico na urina e o restante, na forma de ácido fenilglioxílico na urina.
 

Sinonímia

SOMA DOS ÁCIDOS ; SEST

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

6 Dias

Matarial

Urina final de jornada Quantidade: 5 ml