MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
VOLUME MÍNIMO
0,55 mL
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
A infecção por Schistosoma ocorre no contato com a água fresca que contém urina ou fezes contaminadas por ovos, os quais eclodem originando os miracídios. Os miracídios parasitam o hospedeiro intermediário (caramujo Biomphalaria) onde se desenvolvem originando as cercárias. A larva cercária pode penetrar no homem originando uma primeira reação de prurido; após 3 a 4 semanas os sintomas podem evoluir para dermatite, febre, embolia pulmonar, hepatite e hepatoesplenomegalia. O diagnóstico pode ser realizado através da detecção de anticorpos IgG contra Schistosoma mansoni, produzidos após o contato do homem com o parasita.