SINÔNIMO:
ANTI – SACCHAROMYCES CEREVISIAE – IGA E IGG
ASCA, ASCA IGG e IGA
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,55 mL
MÉTODO
ENZIMAIMUNOENSAIO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 48 horas a temperatura ambiente, por até 15 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 1 ano congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
Saccharomyces cerevisiae é uma espécie de fungo leveduriforme utilizado na produção de pães e cervejas.
A detecção de anticorpos anti-Saccharomyces cerevisiae no soro humano é um forte indicativo de Doença de Crohn (DC) e também pode ser útil no diagnóstico de colite.
Portadores de DC têm uma predisposição genética para a desregulação do sistema imunológico gastrointestinal, mas também há influência do ambiente (dieta e tabagismo, poluição e exposição a produtos químicos).
A DC é caracterizada por por inflamação intestinal crônica recorrente e remitente. Os sintomas iniciais incluem dor abdominal, diarreia crônica, febre, perda de peso, abdome sensível e distendido.