MATERIAL
SANGUE TOTAL
MEIO(S) DE COLETA
Kit coletor específico
VOLUME MÍNIMO
10 mL
FORMULÁRIO OBRIGATÓRIO
RQ-0490 FORMULÁRIO DO GENÓTIPO RHD FETAL
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparo especiais.
Dados: Obrigatório envio do formulário disponível dentro do kit de coleta ou no site DB (completamente preenchido) e pedido médico.
Outros RHDGF:
Solicitar o kit com antecedência para: [email protected] após agendamento prévio da coleta e informar o exame a ser realizado.
Para maior segurança e rastreabilidade das amostras coletadas com a utilização de kits específicos fornecidos pelo DB Molecular, após a realização da coleta, acondicionar as amostras novamente na caixa e enviá-las ao DB Molecular.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta RHDGF:
Contatar o DB Molecular antes da coleta para solicitação do kit específico.
Obrigatório o envio de formulário disponível no site do DB.
* Devido a baixa estabilidade, serão recebidas somente amostras coletadas de 2ª a 4ª feira, que cheguem ao DB até 5ª.
* ATENÇÃO:
Solicitar o kit com antecedência para: [email protected] após agendamento prévio da coleta.
Prezados clientes para maior segurança e rastreabilidade das amostras coletadas com a utilização de kits específicos fornecidos pelo DB Molecular, após a realização da coleta, acondicionar as amostras novamente na caixa e enviá-las ao DB Molecular.
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Distribuição RHDGF:
Transportar em temperatura ambiente. Acondicionar o kit, formulário na caixa e colocá-lo nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 5 dias em temperatura ambiente.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
Gestantes de fenótipo RhD negativo podem desenvolver anticorpos voltados contra o antígeno D, um dos antígenos do sistema de grupo sanguíneo Rh, presente nas hemácias de fetos RhD positivo, destruindo-as. Essa condição pode levar a uma importante anemia fetal denominada doença hemolítica perinatal (DHPN), também conhecida como eritroblastose fetal. Portanto, a determinação do antígeno RhD fetal é importante para definir corretamente qual a conduta mais adequada de acompanhamento da gravidez (se será considerada de alto risco ou não) e se há necessidade ou não do uso da imunoprofilaxia RhD. O teste de RhD fetal permite saber qual o fenótipo RhD do bebê a partir de uma simples amostra de sangue materno sem necessidade de técnicas invasivas que coloquem em risco a saúde da mãe e do feto.
* A detecção do RHD fetal apresenta uma confiabilidade de 99% a partir da 15ª semana de gestação.