Laboratório Citocenter

Exames

RELAÇÃO ALDOSTERONA RENINA

Material
Sangue
 
Palavras Chave
Aldosterona⁄Renina
 
Jejum
Não necessário
 
Condições
Soro para Aldosterona
Plasma (EDTA) para Renina Direta
Coleta
– Coletar entre 7 e 10 h da manhã.
– A coleta deve ocorrer na posição sentada⁄ereta ou deitada. Para a posição sentada⁄ereta o cliente não pode ter assumido a posição deitada nas últimas 2h, e permanecer em repouso sentado por 5 a 15 minutos antes da coleta. Para a posição deitada, o cliente deve ter permanecido nessa posição (decúbito dorsal) por 30 minutos antes da coleta.
– As amostras devem ser coletadas em temperatura ambiente e, após a centrifugação, congeladas imediatamente.
 

Volume Mínimo
0,7 mL.
 
Volume Recomendável
0,7 mL.
 
Critérios de Rejeição
Amostra hemolisada
Amostra descongelada
 
INTERPRETAÇÃO
A Aldosterona é um corticóide mineral cuja síntese e liberação são controladas pelo sistema renina-angiotensina. A Aldosterona promove a reabsorção de sódio pelos túbulos distais do rim, resultando no controle do volume de sangue circulante. Uma alta produção e secreção de Aldosterona podem provocar hipertensão. A quantificação de Aldosterona juntamente com a determinação do nível de renina podem ser utilizados para diferenciar o aldosteronismo primário (Aldosterona elevada e renina baixa) do secundário (Aldosterona e renina elevados).
 
A renina é uma enzima proteolítica produzida quase exclusivamente pelos rins, no aparelho justaglomerular. É importante para os mecanismos de controle das trocas de sódio e transporte de água (básicos no complexo sistema de regulação do volume sanguíneo e da pressão arterial). A dosagem plasmática é importante no estudo da hipertensão arterial, diagnóstico de hiperaldosteronismo primário, secundário, diagnóstico dos tumores secretores de renina, avaliação de hipotensão arterial. 
 

Sinonímia

RELAÇÃO ALDOSTERONA RENINA ; RARE

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Plasma EDTA Quantidade: 5 ml,Soro T- amarelo Quantidade: 1 ml