SINÔNIMO:
PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES – URINÁRIA: Albumina e Proteínas totais
PROTEINÚRIA
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
URINA AMOSTRA ISOLADA
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo cônico.
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
2 mL
MÉTODO:
COLORIMÉTRICO⁄TURBIDIMETRIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última miccção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio. Não utilizar conservante.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 2 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
Em condições fisiológicas normais, há uma pequena eliminação de proteína na urina, com predominância de albumina. A maioria de proteínas são moléculas grandes e não conseguem passar através dos glomérulos ou filtros renais, sendo anormal a presença na urina, consequentemente, permanecem no sangue. Contudo, as proteínas podem cruzar esta barreira em alguns casos, particularmente se há dano aos glomérulo. A eliminação em excesso pode ocorrer em glomerulonefrites, síndrome nefrótica, eclâmpsia, gravidez, infecção urinária, prostatite e uretrite, febre, congestão venosa, gamopatias monoclonais e atividade muscular.