Laboratório Citocenter

Exames

PROTEINA S FUNCIONAL

PTSF – PROTEÍNA S – FUNCIONAL
 
SINÔNIMOS: PROTEÍNA S ATIVIDADE, PROTEÍNA S DA COAGULAÇÃO
 

Colher de preferencia na clinica citocenter (amostra                                                                                                  de baixa estabilidade )., Se colher nas unidades chamar boy de urgencia
 

MATERIAL            
PLASMA CITRATADO
                        
MEIO(S) DE COLETA
Tubo com citrato (azul)
 
VOLUME MÍNIMO
1,2 mL
 
MÉTODO
COAGULOMÉTRICO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coagulação:
A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente não utilizar garrote. A amostra deverá ser imediatamente transferida para o tubo de citrato, respeitando a marcação do mesmo para que a quantidade de sangue e anticoagulante sejam proporcionais ao volume coletado. Inverter os tubos de 8 a 10 vezes para homogeneização da amostra. Centrifugar imediatamente o tubo após homogeneização por 15 minutos a 3000 RPM. Em seguida, separar o plasma cuidadosamente em tubo de transporte. Repetir o processo de centrifugação e transferir novamente o sobrenadante para um novo tubo de transporte. Esse procedimento deve ser realizado para a obtenção de um plasma pobre em plaquetas. As plaquetas interferem no resultado do exame, pois podem aumentar o tempo de coagulação. Após esse procedimento, congelar imediatamente o plasma e enviar dessa forma para o DB. É muito importante que o material chegue congelado ao DB e não sofra descongelamentos, pois, dessa forma, ocorrerá interferência nos fatores e proteínas do processo de coagulação.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas , amostras com hemólise grau I, lipemia e presença de fibrina.
 

INTERPRETAÇÃO
Os pacientes com deficiência de Proteína S apresentam risco aumentado para trombose, especialmente venosa. A Proteína S é uma proteína vitamina K dependente sintetizada pelo fígado. Ela atua como cofator da Proteína C, na via da coagulação. No plasma normal ela existe em duas formas: livre (cerca de 40%) e ligada a proteína ligadora de C4b (cerca de 60%). A forma livre á a única que expressa atividade biológica. A proteína ligadora de C4b é uma proteína de fase aguda e pode estar elevada na vigência de processos inflamatórios, causando uma diminuição da Proteína S livre. A deficiência de Proteína S pode ser congênita (a atividade da Proteína S e o nível de Proteína S livre encontram-se diminuídos, podendo o nível de proteína S total estar normal, subnormal ou diminuída), presente em cerca de 5% das trombofilias hereditárias ou adquirida (doenças hepáticas, deficiência de vitamina K, uso de anticoagulantes orais, uso de l-asparaginase, gestação, uso de contraceptivos orais, uso de estrógenos, processos inflamatórios agudos). 
 

Sinonímia

PROTEINA S ATIVIDADE ; PROTEINA S ATIVIDADE TOTAL ; PROTEINA S FUNCIONAL ; PROTSATIV

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Plasma citratado Quantidade: 2 ml