EXAME
PROTEÍNA S-100
MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
VOLUME MÍNIMO
3,0 mL
TEMPO DE JEJUM
Jejum não obrigatório.
Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
Marcador de células gliais e de Schwann, melanócitos, adipócitos, condrócitos, células de Langerhans e células reticulares interdigitantes.
Vários membros da família das proteínas S100 são úteis como marcadores para certos tumores e diferenciação epidérmica. Ela pode ser encontrada em melanomas, neurofibromas, nos tumores malignos da bainha dos nervos periféricos, nas células paraganglioma estromais, no histiocitoma e nos sarcomas celulares.
Os níveis aumentados de S100 no soro indicam uma ruptura da barreira hematoencefálica, podendo preceder o aparecimento de lesões neuronais.