Laboratório Citocenter

Exames

PROGESTERONA

MATERIAL
SORO
 
MEIO(S) DE COLETA
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
 
VOLUME MÍNIMO
0,56 mL
 
NSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas .
INTERPRETAÇÃO
Tanto os homens como as mulheres produzem níveis baixos de progesterona, um hormônio esteroide do córtex suprarrenal. A progesterona é importante, não somente como hormônio, mas também como precursor dos estrogênios, dos androgênios e dos esteroides adrenocorticais. Nas mulheres, durante a fase folicular do ciclo menstrual, os níveis séricos permanecem baixos. Após a ovulação, ocorre um aumento significativo nos níveis séricos e produz-se progesterona em quantidades crescentes. Isso causa modificações no útero que o preparam para a implantação de um óvulo fecundado. Se ocorrer a implantação, começa a secreção de hCG (gonadotropina coriônica humana), que mantém o corpo lúteo e a sua secreção de progesterona. Por volta do fim do terceiro trimestre, a placenta se torna o principal secretor, e os níveis séricos continuam a aumentar. Se não ocorrer a implantação, os níveis de progesterona na circulação diminuem rapidamente, alcançando os níveis da fase folicular cerca de 4 dias antes do período menstrual seguinte.
Em geral, o aumento dos níveis de progesterona indica a presença de gravidez viável. Níveis baixos de progesterona necessitam de ecografia para confirmar a viabilidade de uma gravidez. A ovulação e a presença de um corpo lúteo ativo podem ser demonstradas com determinações em série da progesterona sérica. Uma disfunção da fase lútea pode ser diagnosticada após a ovulação quando a luteinização for inadequada e a secreção de progesterona reduzida.

Sinonímia

PROGESTER ; PROGESTERONA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

2 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml