SINÔNIMO:
Bioquímica do ferro
Capacidade latente de fixação do ferro +Capacidade total de ligação do ferro+ Ferro+ Índice de saturação da transferrina
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
Exames: Capacidade latente de fixação do ferro + Capacidade total de ligação do ferro + Ferro + Índice de saturação da transferrina.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO
DIVERSOS
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum obrigatório de 8 horas.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO:
O ferro participa em vários processos vitais no organismo, desde os mecanismos de oxidação celular ao transporte e alimentação de oxigênio para as células . Elemento constituinte das cromoproteínas transportadoras do oxigênio, hemoglobina e mioglobina, bem como de várias enzimas, nomeadamente citocromo oxidase e peroxidases. O restante de ferro no organismo está presente nas flavoproteínas, bem como no armazenamento de ferro-ferritina e no transporte de ferro-transferrina. A concentração medida de ferro no soro é principalmente a aglutinação de Fe (III) com transferrina e não inclui o ferro existente no soro como hemoglobina livre. A concentração de ferro no soro é reduzida em grande parte dos indivíduos com anemia por insuficiência deste metal; em doenças inflamatórias agudas ou crônicas, algumas infecções agudas, imunização e infarte do miocárdio; hemorragia aguda ou recente; doença maligna;gravidez tardia; menstruação e doença renal. A concentração de ferro no soro diminui acentuadamente em doentes que deram início a reação de terapia específica para anemias ou outras causas, por exemplo: tratamento de anemia perniciosa com Vitamina B12. Concentrações superiores às normais de ferro no soro ocorrem em doenças por sobrecarga do mesmo, hemocromatose e no envenenamento agudo por ferro após administração por via oral ou parenteral. Os níveis de ferro também podem ser elevados no caso de hepatite aguda, envenenamento por chumbo, leucemia aguda, talassemia ou contracepção oral.