Laboratório Citocenter

Exames

N-METILFORMAMIDA

Material
Urina [U]
 
Palavras Chave
Dimetilformamida
Instruções
Colher urina final de jornada de trabalho.
Evitar colher no primeiro dia da jornada semanal de trabalho.
O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório.
Colher urina após retenção urinária de 4 horas.
Lavar as mãos com água e sabão.
Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.
Para coleta domiciliar; o frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas lojas.
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Urina recente colhida no fim da jornada de trabalho.
 

Volume Mínimo
2,2 mL.
 
Volume Recomendável
3,2 mL.
 
Interferentes
O uso recente de dipirona e o uso de paracetamol em altas doses podem interferir nos níveis de creatinina dosada pelo método Enzimático.
 
Comentários
A N-Metilformamida (NMF) é um dos principais produtos da biotransformação da Dimetilformamida (DMF). A DMF é um líquido incolor, muito utilizado como solvente industrial, empregado na produção de fibras acrílicas, poliuretanos, tintas, resinas, couro sintético e também na indústria farmacêutica. Os principais sintomas de exposição aguda a DMF são: irritação nos olhos, pele e vias respiratórias, náusea, vômitos, cólicas abdominais, dermatite e vermelhidão facial. A meia-vida biológica da NMF urinária após exposição cutânea à DMF é de 4,75 ± 1,63 horas, sendo mais curta após inalação de seus vapores. A dosagem de N-Metilformamida em urina coletada ao final da jornada de trabalho é um dos indicadores biológicos recomendados pela NR-7 para avaliação da exposição ocupacional a N,N-Dimetilformamida. Na monitorização biológica da exposição, é importante avaliar a possível interação metabólica entre a DMF e o tolueno, devido à redução da conversão de DMF à NMF na presença de tolueno no ar do ambiente de trabalho.
Fonte do Valor de Referência
– NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO (Quadro 1) – Portaria SEPRT nº 6.734, de 09 de março de 2020.

Sinonímia

N-METILFORMAMIDA ; NTFDA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Urina Quantidade: 5 ml