MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador :
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra a a 3000 rpm por 10 minutos, para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas e amostras com hemólise grau II.
INTERPRETAÇÃO
Detecção semi-quantitativa de anticorpos IgG para mieloperoxidase (MPO) no soro humano. Os anticorpos anti-citoplasma de neutrófilo (ANCA) representam um grupo de auto-anticorpos dirigidos para os componentes citoplasmáticos dos granulócitos e monócitos. O antígeno principal para o pANCA é a mieloperoxidase (MPO) que se trata de uma proteinase de serina presente nos grânulos primários dos neutrófilos. Os anticorpos MPO, são altamente específicos na glomerulonefrite crescente associada a idiopatias, vasculites e também na poliartrite, na síndrome de Churg-Strauss , e na síndrome de substituição de poliangite sem envolvimento renal. Deve ser utilizado em conjunto com outras conclusões clínicas e ecomenda-se que a fluorescência positva pela IFI, independentemente do padrão observado, deve ser confirmada com imunoensaios específicos para MPO, pois são os auto-antígenos relevantes para o diagnóstico das vasculites de pequenos vasos.