Laboratório Citocenter

Exames

MICROALBUMINURIA URINA AMOSTRA ISOLADA

MICAL – MICROALBUMINÚRIA
 
MATERIAL
URINA AMOSTRA ISOLADA
 
MEIO(S) DE COLETA
Meio alternativo: tubo cônico.
 
VOLUME MÍNIMO
2 mL
 
MÉTODO
TURBIDIMETRIA
 

INSTRUÇÕES DE PREPARO
Exercícios: Evitar a realização de atividade fisica.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Amostra isolada: Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.
 
INTERPRETAÇÃO
Microalbuminúria refere-se à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina, com o intuito de diagnosticar e avaliar a evolução de nefropatia diabética por ser um indicador precoce de lesão. A albumina é sintetizada exclusivamente no fígado e funciona como proteína de ligação e veículo de transporte de cálcio, ácidos graxos, bilirrubina, hormônios, vitaminas, microelementos e medicamentos. Em caso de insuficiência funcional da barreira de filtragem glomerular, a concentração de albumina aparece aumentada na urina, o que é um indicador de uma complicação renal ou vascular. Sua determinação é recomendada em casos de detecção precoce de nefropatia diabética, monitoração do diabetes gestacional, gravidez de risco e rastreamento de nefrosclerose hipertensiva. Resultados falso-positivos podem ocorrem em casos de hiperglicemia, exercício físico, infecções do trato urinário, hipertensão arterial sistêmica.

Sinonímia

MICROALBAI ; MICROALBUMINURIA URINA AMOSTRA ISOLADA ; Razão albumina/creatinina ; Microalbuminúria em urina spot ; Relação albumina/creatinina ; ALBUMINA URINA SIMPLES

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

4 Dias

Matarial

Urina Quantidade: 5 ml