Laboratório Citocenter

Exames

MACROPROLACTINA

Material
Sangue.
 
Palavras Chave
Macro prolactina
Big big prolactina
Bigprolactina
Recuperaçao da prolactina
Hormonio lactogenico (LTH)
Macroprolactina
Prolactina PEG
Instruções
Necessário repouso de 30 minutos após atividade física.
 
Jejum
Não é necessário.
 

Condições
Soro.
 
Volume Mínimo
0,8 ml.
 
Volume Recomendável
1,0 ml.
 
Questionário
Sendo solicitado isolado, informar somente se é controle de tratamento ou sendo possível, verificar com o cliente, se sabe a razão pela qual o exame foi solicitado.
 
Critérios de Rejeição
Amostra com fibrina.
Amostra coagulada.
 
Comentários
Trata-se da forma polimétrica da prolactina, de alto peso molecular, que e reconhecida pelos imunoensaios para prolactina. As diferentes formas de PRL, monomérica (little) e polimétricas (big e big big prolactina-macroprolactina) podem coexistir no mesmo individuo. Na maioria dos portadores da macroprolactina, os níveis de PRL são menores que 100ng⁄mL.
A macroprolactina pode estar presente em indivíduos de ambos os sexos com hiperprolactinemia laboratorial e função gonodal normal, embora haja relato de desordens menstruais e galactorréia em alguns pacientes com macroprolactina, sugerindo que ela tenha alguma atividade biológica. E possível a associação de macroprolactina com qualquer outra causa de hiperprolactinemia e ela pode responder por ate 26% dos casos de hiperprolactinemia. O método de precipitação com polietilenoglicol (PEG) e utilizado como screening para a presença de macropolactinemia associado a hiperprolactinemia assintomática, que ocorre devido a presença de outras formas circulantes de prolactina de maior peso molecular. Monômero de prolactina: 23-kDa. Outras formas circulantes: 50 a 60-kDa (Big-Prolactina) 150 a 170-kDa (Big-big prolactina).

Sinonímia

MACROPOL ; MACROPROLACTINA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 5 ml