Laboratório Citocenter

Exames

MACONHA, THC, PESQUISA

MACO – MACONHA – CANABINÓIDES – TESTE DE TRIAGEM
 
SINÔNIMOS: CANABINÓIDES
 
Detecção após exposição: de 4 horas até 4 dias.
Detecção após exposição crônica: até 60 dias, com excreção variável devido à retenção tecidual.
A coleta de urina para os exames de drogas de abuso deve ser assistida e pode ser realizada em todas as unidades, desde que seja confirmada previamente a disponibilidade de colhedor masculino para casos de cliente do sexo masculino.
Para realização deste exame é necessário o cliente apresentar um documento com foto e assinatura.
Quando for solicitação judicial não é necessário pedido médico. Deve-se apresentar a ordem judicial que será arquivada como pedido médico.
Se o exame é destinado a concurso público, o pedido médico não é obrigatório. Nestes casos, em substituição ao pedido médico, é obrigatório a apresentação de cópia do comprovante de inscrição do candidato e de cópia do edital do concurso descrevendo a exigência do exame toxicológico.
A identificação do cliente deve ser feita por meio do nome completo, não sendo possível uso de siglas ou números
 
MATERIAL
URINA AMOSTRA ISOLADA
 

MEIO(S) DE COLETA
Meio alternativo: tubo cônico.
 
VOLUME MÍNIMO
2 mL
 
MÉTODO
ENZIMAIMUNOENSAIO EMIT HOMOGÊNEO
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Amostra isolada: Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.
 
 
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 

INTERPRETAÇÃO
As medições de canabinóides na urina são utilizadas para o diagnóstico e tratamento do uso e sobredosagem de canabinóides. O principal constituinte psicoativo da marijuana e do haxixe é o 9-tetrahidrocanabinol, vulgarmente designado por 9-THC. A marijuana (maconha) é, tipicamente, auto administrada por via oral ou inalada. Pode produzir uma diversidade de efeitos farmacológicos incluindo sedação, euforia, alucinações, dificuldades de memória, aprendizagem e distorção temporal. Foram observados efeitos fisiológicos adicionais, incluindo efeitos reprodutivos, cardiovasculares, pulmonares e imunológicos em caso de utilização crônica.
 
O 9-THC é rapidamente absorvido por inalação ou a partir do aparelho gastrointestinal. Os níveis plasmáticos máximos ocorrem nos 10 minutos seguintes à inalação e aproximadamente 1 hora após ingestão oral. O metabolismo ocorre, sobretudo, no fígado. Aproximadamente 70% de uma dose de THC são excretadas no espaço de 72 horas na urina (30%) e nas fezes (40%). A concentração de canabinóides detectada depende da quantidade de 9-THC absorvida, da frequência de utilização, do tempo de libertação dos tecidos e da hora da colheita da amostra relativamente à sua utilização. O 9-THC é altamente solúvel nos lipídios e pode acumular-se nos tecidos adiposos.
 

Sinonímia

THC

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Urina Quantidade: 10 ml