Laboratório Citocenter

Exames

LITIO

Material
Sangue [S]
 
Palavras Chave
Litemia
Carbolim
Carbolitium
Litio medicamentoso
Instruções
A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica.
Caso o medicamento seja utilizado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser efetuada no mínimo 12 horas após a última dose (12 a 24 horas após tomada).
Este exame é usado somente para monitorização terapêutica do Lítio.
Para pacientes que não fazem uso de medicamento a base de Lítio, entrar em contato com o médico para confirmar se o exame a ser realizado seria o Lítio Endógeno ou realmente o Lítio proveniente de medicações.
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Soro.
 
Coleta Apoio
Amostras coletadas em tubo sem gel separador devem ser centrifugadas após a completa retração do coágulo e o soro aliquotado em um tubo de transporte o mais rapidamente possível (no máximo duas horas após a coleta) para o envio.
Amostras coletadas em tubo com gel separador também devem ser centrifugadas após a completa retração do coágulo e podem ser enviadas no tubo primário ou, preferencialmente, ter o soro aliquotado em um tubo de transporte para o envio.
 
Volume Mínimo
0,4 mL.
 
Volume Recomendável
0,4 mL.
 
Questionário
Informar medicamentos em uso, dia e hora da última dose.
 
Comentários
Os sais de lítio (Carbolitium, Carbolim) são largamente utilizados na psicose maníaco-depressiva e outros distúrbios psiquiátricos. Sua dosagem é útil para monitorização dos níveis terapêuticos e toxicidade.
Apresenta pico plasmático 2 horas após a absorção (4 horas em caso de preparações de liberação lenta), com meia vida de 18 a 24 horas. Estado de equilíbrio ocorre em 90 a 120 horas. A depuração da droga aumenta na gravidez, reposição de sódio e no uso de acetazolamida, teofilina e cafeína.
Níveis aumentam na insuficiência renal, desidratação, hiponatremia, uso de diuréticos, inibidores da ECA, haloperidol, clorpromazina e anti-inflamatórios não esteróides. Níveis acima de 1,5 mEq⁄L são considerados tóxicos. Pode causar diminuição de T4 e elevação do TSH transitória.

Sinonímia

LITEMIA ; LITIO

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml