Laboratório Citocenter

Exames

LISOZIMA

MATERIAL
SORO
 
MEIO(S) DE COLETA
Tubo Gel separador
 
VOLUME MÍNIMO
2 mL
 

INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO
A lisozima é uma proteína sintetizada por macrófagos, neutrófilos e monócitos, que desempenha um papel muito importante na defesa contra vírus, fungos e bactérias. É encontrada na lágrima, na saliva e no soro sanguíneo.
A lisozima administrada via oral e cutânea previne doenças de pele pele, como herpes simples e varicela, devido à sua atividade anti-inflamatória. Estudos demonstram ela que também tem atividade contra o vírus HIV tipo 1 em ensaios in vitro.
Concentrações elevadas de lisozima sérica podem ser encontradas em pacientes com leucemia mielocítica aguda, leucemia mieloide crônica, policitemia vera ou doenças renais e infecciosas crônicas, como tuberculose e sarcoidose. Baixas concentrações sugerem neutropenia com hipoplasia da medula óssea.

Sinonímia

LISOZIMA ; MURAMIDASE

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

15 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml