Laboratório Citocenter

Exames

LINFOCITOS CD20

CD20 – MARCADORES ISOLADOS – CD20
 
Amostra com Baixa estabilidade, precisa estar na triagem até as 13:00 hs
Colhido de segunda a quinta, não colher em vesperas de feriados.
 
SINÔNIMOS: LINFÓCITOS B CD20
 
MATERIAL
SANGUE TOTAL
 

MEIO(S) DE COLETA
Tubo com EDTA (roxo)
 

VOLUME MÍNIMO
3 mL
 
MÉTODO
CITOMETRIA DE FLUXO 10 CORES
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Preparo CD20:
Devido à baixa estabilidade,  a coleta deve ocorre, de segunda a quinta e a amostra enviada ao DB no mesmo dia. Não  realização da coleta em véspera de feriados
Em casos excepcionais, as amostras coletadas na sexta-feira e no sábado poderão ser enviadas sob restrição, mediante comunicação via e-mail ao representante e à assessoria científica. Entretanto, a análise, bem como o resultado, poderão ser comprometidos.
Dados: É obrigatório informar a data da coleta.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta Sangue Periférico CD20:
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame, homogeneizar e acondicionar corretamente.
 
INTERPRETAÇÃO
O CD20 é uma a fosfoproteína transmembrana não-glicosilada, que funciona como canal de cálcio. Está envolvido na regulação da ativação, proliferação e diferenciação de linfócitos B. É um antígeno expresso em linfócitos pré-B medulares e linfócitos B maduros, mas não em plasmócitos.
A quantificação de linfócitos B com marcador CD20 permite a avaliação de neoplasias, doenças autoimunes, imunodeficiências, além do monitoramento de pacientes submetidos ao tratamento com anticorpo monoclonal anti-CD20 (Rituximab). A ligação do rituximab à molécula de CD20 ativa mecanismos imunológicos que levam à destruição das células tumorais. O que ocorre é que quando o paciente utiliza RITUXIMAB, que é um anticorpo monoclonal ANTI CD20, diminui muito os linfócitos B (normais ou anormais) do sangue.

Sinonímia

CD20SG ; LINFOCITOS CD20

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Sangue EDTA Quantidade: 5 ml