Laboratório Citocenter

Exames

LAMOTRIGINA

MATERIAL
SORO
 

MEIO(S) DE COLETA
Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
 

VOLUME MÍNIMO
2 mL
 

INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
 

INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas .
 

INTERPRETAÇÃO
Este exame é útil no acompanhamento de indivíduos que fazem terapia com lamotrigina, uma droga antiepiléptica usada no tratamento de epilepsias refratárias. Os efeitos adversos desse medicamento são brandos e incluem rash cutâneo, sonolência, ataxia e tontura. Acredita-se que seu mecanismo de ação ocorra pela inibição da liberação de neurotransmissores excitatórios, como o glutamato. Sua meia-vida é de 30 horas, mas pode ser reduzida à metade pela administração concomitante de fenitoína ou carbamazepina e duplicada com a associação de valproato. A adição de lamotrigina ao esquema terapêutico causa pouca alteração nos níveis de outras drogas antiepilépticas. O resultado do nível sérico de lamotrigina encontrado em um paciente deve ser avaliado em conjunto com os dados clínicos.

Sinonímia

LAMICTAL ; LAMOTRIGI ; LAMOTRIGINA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

18 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml

Em que podemos te ajudar?