SINÔNIMO
KAPPA – CADEIA LEVE, KAPPA ,Cadeias leves
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador:
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,55 mL
MÉTODO:
NEFELOMETRIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C)..
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 3 dias refrigerada entre 2°C a 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
Kappa é uma cadeia leve constituinte da molécula de Imunoglobulina. Resultados encontrados fora do valor de referência são características de cadeias leves monoclonais. Estas cadeias são encontradas em mieloma múltiplo, mieloma múltiplo oligosecretor, macroglobulinemia de Waldenstrom, miloidose primária, doença de depósito de cadeia leve, gamopatia de significado indeterminado (MGUS) e doenças linfoproliferativas. A concentração sérica das cadeias leves pode ser utilizada tanto para diagnóstico, como monitoramento da doença e resposta terapêutica. O aumento destas cadeias leves também pode ocorrer em doenças inflamatórias crônicas, insuficiência renal e idade avançada.