SINÔNIMO:
Interferon Gamma Release Assay,Quantiferon TB Gold Plus,IGRA,Mycobacterium tuberculosis,,Tuberculose,PPD (Vide item Comentários),QFT,,Ensaio de liberação do interferon gama,Detecção de resposta linfocitária específica.
ATENDIMENTO:
Exame realizado de Segunda a Sexta até 10h ou até a primeira rota.
Kit próprio disponível na triagem.
Não é realizado em véspera de feriados
Exame disponivel para coleta domiciliar
Unidades atendidas sem necessidade de agendamento (já abastecidas):
Oeste,Europa,Alphaville,Nova Esperança,Sul,T7,Garavelo e Clinica Citoceneter.
Para as demais unidades:
Caso haja procura, o kit deverá ser solicitado na triagem, e a coleta será agendada com o cliente.
O QFT está validado para crianças acima de 5 anos; entre 3 e 5 anos o exame pode ser realizado à critério médico (OMS⁄IDSA).
TIPOS DE AMOSTRA:
Sangue
TUBO(S) DE COLETA:
Plasma (tubo próprio)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Segunda a Sexta até 10h ou até a primeira rota.
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
IMUNOENSAIO ENZIMÁTICO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Devem ser coletados 4 tubos: Nil (tampa cinza), TB1 (tampa verde), TB2 (tampa amarela) e Mitógeno (tampa roxa).
Os tubos devem estar numa temperatura entre 17 a 25°C no momento da coleta.
Coletar 1 mL de sangue em cada tubo.
O sangue deverá atingir a marca preta na parede do tubo.
Mantenha o tubo na agulha por 2 a 3 segundos após o fluxo cessar. Obs.: a marca preta corresponde a um intervalo aceitável entre 0,8 a 1,2 mL de sangue.
Repita a coleta do tubo se o volume de sangue não atingir a marca preta.
Se optar por coleta com escalpe transfira o sangue para os tubos do Kit QuantiFERON respeitando a marca preta na parede dos mesmos. – Se necessário, manter o braço do paciente garroteado durante a coleta, pois o fluxo de sangue para dentro do tubo é lento.
Imediatamente após a coleta dos 4 tubos, homogeneizar verticalmente as amostras 10 vezes (agitando o tubo com movimentos para cima e para baixo conforme a figura a seguir), de forma a permitir que toda a parede dos tubos seja revestida de sangue. atenção: a homogeneização do tubo não é a tradicional por inversão.
Obs.: A homogeneização muito vigorosa pode provocar a ruptura do gel no fundo dos tubos e hemólise, o que pode causar alteração dos resultados
Após este procedimento, os tubos deverão ser mantidos na posição vertical.
Os 4 tubos devem ser identificados com o nome do paciente, data e horário da coleta.
As ECBs deverão ser coladas em posição em que seja possível identificar os aditivos dos tubos após a remoção da tampa (logo abaixo da marca da etiqueta dos tubos).
Após a etiquetagem, o enchimento e a homogeneização, os tubos devem ser transferidos para uma estufa para incubação a 37 °C ± 1 °C por no mínimo 16 horas e no máximo 24 horas com temperatura controlada, imediatamente após a coleta. Obs.: A estufa não necessita de CO2 nem de umidificação.
Antes da incubação, conserve os tubos à temperatura ambiente (22 °C ± 5 °C).
Após a incubação os tubos de Kit Quantiferon deverão ser centrifugados durante 15 minutos entre 2000 a 3000 x g RCF (g).
O tampão de gel separará as células do plasma. Caso isso não ocorra, dever-se-á centrifugar novamente os tubos.
TRANSPORTE:
Ambiente
ESTABILIDADE:
Após a incubação as amostras têm estabilidade de até 3 dias, se refrigeradas.
INTERPRETAÇÃO:
A infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) deve ser identificada em algumas situações de exposição e também na avaliação de determinadas populações imunossuprimidas, como no HIV, e previamente ao uso de imunossupressores.
Há dois testes disponíveis para a identificação de ILTB : a prova tuberculínica (PPD, abreviação em inglês de Purified Protein Derivative), que atualmente não está disponível nos laboratórios privados e o QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus). Os benefícios do uso de QFT-Plus são: a realização do teste é uma só visita (o PPD requer retorno entre 48-72 horas para avaliação da pápula), maior objetividade na interpretação do teste (PPD depende da análise e medição da pápula no local de aplicação do teste com grande variação da leitura entre examinadores) e ausência de interferência da vacinação com BCG e da maioria de outras espécies de micobacterias (menor risco de falso positivo). O QFT-Plus é um teste que utiliza uma mistura de peptídeos que simulam as proteínas ESAT-6 e CFP-10 Mycobacterium tuberculosis(MTB) para estimular células mononucleares. Estas proteínas estão ausentes em todas as cepas de M. bovis (BCG) e na maioria das micobactérias não tuberculosas, com a exceção de M. kansasii, M. szulgai, e M. marinum. As células mononucleares de pacientes com infecção pelo MTB, ao entrar em contato com os peptídeos acima são estimuladas, com consequente produção de interferon-gamma (IFN-y). Portanto, a detecção por ensaio imunoenzimático (ELISA) do IFN-y é utilizada para identificar respostas in vitro aos antígenos associados com a infecção por MTB
Resultados falsos negativos podem ser observados em pacientes com infecção pelo M. tuberculosis e idade avançada ( 65 anos), linfopenia, câncer e doença disseminada. A realização de QFT está validada para crianças acima de 5 anos (CDC⁄OMS). De acordo com a Associação Americana de Pediatria, à despeito de termos poucos estudos em menores de 5 anos, da menor sensibilidade e da maior possibilidade de resultados indeterminados pela imaturidade do sistema imunológico, em crianças entre 2 e 5 anos imunizadas com BCG, o QFT-Plus seria o teste preferencial. Em crianças menores de 2 anos, o PPD seria o teste preferencial, o QFT-Plus pode ser realizado à critério médico.
Referências
Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, 2019.
Official American Thoracic Society⁄Infectious Diseases Society of America⁄Centers for Disease Control and Prevention Clinical Practice Guidelines: Diagnosis of
Tuberculosis in Adults and Children . CID 2017:64 (15 January)
2018 AAP Red Book Includes Updated Recommendations for Use of IGRA Blood Tests in Children
Bula do teste