PK80 – IGE ESP (K80) – OCUPACIONAIS – FORMALINA
SINÔNIMOS: FORMALDEÍDO⁄FORMALINA
MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Tubo Gel separador
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL
MÉTODO
IMMUNOCAP – (FEIA – FLUOROENZIMAIMUNOENSAIO)
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparo especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas
INTERPRETAÇÃO
O risco do trabalhador desenvolver doenças devido à exposição a diferentes substâncias presentes no ambiente de trabalho está em constante estudo, os quais revelam que a asma relacionada ao ambiente de trabalho é a doença ocupacional respiratório mais importante, não apenas pela frequência, mas também pelos problemas profissionais e socioeconômicos que gera, como é o caso dos escritórios que são mais susceptíveis ao acúmulo de poeira e ácaro, portanto nesses ambientes é mais comum a incidência de alergias ocupacionais respiratórias. Já nos ambientes laborais abertos e industriais os maiores riscos ocorrem em função do contato direto com produtos e substâncias químicas.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.