APE81 – IGE ESP (E81) – EPITÉLIOS – EPITÉLIO DE CARNEIRO
MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL
MÉTODO
IMMUNOCAP – (FEIA – FLUOROENZIMAIMUNOENSAIO)
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.
A sensibilização aos gatos e cães é uma das causas mais frequentes da doença alérgica por animais no mundo inteiro.
Os pelos de animais (uma combinação de pele, pelos e saliva) é considerada um fator de risco para o desenvolvimento, principalmente, de asma e rinite alérgica. Casas com animais domésticos propiciam maior presença de ácaro, além disso, os pelos podem permanecer em móveis, tapetes, colchões, estofados ou suas roupas, assim, pessoas que têm animais de estimação podem transportar pelos com elas aonde vão, sem saber, incluindo a escola ou o trabalho.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.