Laboratório Citocenter

Exames

IGD *IMUNOGLOBULINA D

IGD – IMUNOGLOBULINA D – IGD
 

MATERIAL
SORO CONGELADO
 
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
 
VOLUME MÍNIMO
1 mL
 
MÉTODO
IMUNOTURBIDIMETRIA
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
 
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
 

INTERPRETAÇÃO
A Imunoglobulina D (IgD) está presente  em concentrações muito baixas no soro, representando menos de 1% do total de imunoglobulinas séricas. Esta molécula, juntamente com a IgM, está presente na superfície dos linfócitos B participando da diferenciação desta célula.
Concentrações séricas elevadas de IgD podem ser observadas em infecções crônicas, na Síndrome de Hiperimunoglobulinemia D (HIDS) e em gamopatias monoclonais como o Mieloma múltiplo.
 
A produção de IgD monoclonal ocorre em aproximadamente 1% dos casos de Mieloma múltiplo. Entretanto, como as concentrações nem sempre são elevadas, pode não ser observado um pico M na eletroforese de proteínas séricas. Em pacientes que apresentam valores elevados de IgD, a confirmação de uma produção monoclonal pode ser realizada através de imunofixação de proteínas séricas contendo antissoro anti-IgD.
 
 
 

Sinonímia

IGD ; IGD *IMUNOGLOBULINA D ; IGD SERICA ; IGD SORO ; IMUNOGLOBULINA D SORO

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml