SINÔNIMO:
ANTÍGENO LEUCOCITÁRIO HUMANO (HLA) B27, HLA-B27, HLAB27, Espondilite, doenças reumáticas, REUMATISMO
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio
TIPOS DE AMOSTRA:
SANGUE TOTAL
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com EDTA (roxo)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO
3,0 mL.
MÉTODO
PCR EM TEMPO REAL
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, homogeneizar e acondicionar corretamente.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C)
ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia, amostras com hemólise grau II ou lipêmicas.
INTERPRETAÇÃO:
Espondiloartropatias (SpA) são doenças reumáticas crônicas comuns, podendo ser diferenciadas em Espondilite Anquilosante (EA), um subconjunto de Artrite Psoriásica (AP), Artrite Reativa (AR), artrite associada à doença inflamatória intestinal e Espondiloartropatia Indiferenciada. Estes fenótipos são dificilmente diferenciados porque podem ocorrer simultaneamente ou sequencialmente em um mesmo indivíduo.
Estudos sugerem que há componentes que predispõem a estas patologias, um dos mais conhecidos é o HLA-B27, cuja expressão é altamente relacionada à Espondilite Anquilosante (EA), que é uma doença inflamatória crônica que acomete preferencialmente a coluna vertebral e as articulações sacro ilíacas. Esta condição é caracterizada por dor nas costas e rigidez que geralmente aparecem na adolescência ou início da idade adulta. Com o tempo, o movimento das costas gradualmente se torna limitado à medida que os ossos da coluna (vértebras) se fundem. Essa fusão óssea progressiva é chamada de anquilose.
A pesquisa do HLA-B27 pode ser utilizada para auxiliar no diagnóstico desta doença, porém é fundamental um exame clínico rigoroso e outros exames para confirmar o diagnóstico, uma vez que nem todos os portadores do alelo HLA-B27 desenvolvem a doença.