Laboratório Citocenter

Exames

HERPES ZOSTER PCR SG

Material
Diversos [DIV]
 
Palavras Chave
Detecção do DNA do vírus Varicela zoster (VZV)
Herpes zoster
PCR em Tempo Real para VZV (Qualitativo)
Varicela zoster
VZV
 
Jejum
Não é necessário.
Outros Laboratórios
Solicitar o kit Digene, caso a coleta seja em raspado de vesículas.
Condições
Líquor.
Líquido amniótico.
Sangue total (EDTA).
Biópsia.
Líquido ou raspado de vesículas.
Coleta Apoio
Sangue total (EDTA).
Fragmento de biópsia (conservadas em em álcool 70% refrigerado).
Líquor e líquido aminiótico:
Colher e enviar preferencialmente em frasco estéril.
 
Raspado de lesão:
Colher preferencialmente o fluído das vesículas que ainda não se romperam com auxílio de um bisturi e, em seguida, passar a escova do kit Digene.
Agitar vigorosamente a escova dentro da solução e esfregar as cerdas na parede do frasco para ajudar na liberação das células coletadas.
A escova deve vir dentro do frasco.
Fechar o frasco com firmeza para evitar vazamento.
Identificar a amostra.
 
Volume Mínimo
Líquor: 1,0 ml.
Líquido amniótico: 2 ml.
Sangue total em EDTA: 5,0 ml (adultos) e 2,0 ml (crianças).
Material de biópsia: 250 mg.
 
Volume Recomendável
Líquor: 1,0 ml.
Líquido amniótico: 5 ml.
Sangue total em EDTA: 5,0 ml (adultos) e 2,0 ml (crianças).
Material de biópsia: 250 mg.
Conservação Apoio
Líquor e líquido amniótico: enviar refrigerado entre 2 e 8º C, preferencialmente no mesmo dia da coleta ou no máximo no dia seguinte.
Raspado ou líquido das vesículas: enviar no kit Digene, refrigerado entre 2 e 8º C preferencialmente no mesmo dia da coleta ou no máximo no dia seguinte.
Biopsias enviar em solução salina ou etanol 70%.
Sangue total (EDTA): enviar em temperatura ambiente, preferencialmente no mesmo dia da coleta ou no máximo no dia seguinte.
 
Critérios de Rejeição
Biópsia enviada em formol.
 
Comentários
O vírus varicela-zoster (VZV) é um vírus de DNA pertencente ao grupo dos herpesvírus. A infecção primária pelo VZV causa varicela (catapora), doença infecciosa aguda caracterizada por lesões vesiculares em diferentes estágios de desenvolvimento na face, tronco e extremidades.
Após a infecção primária, o VZV pode permanecer nos gânglios nervosos sensoriais como uma infecção latente. A reativação da infecção latente causa herpes zoster. As complicações mais comuns da varicela são as infecções bacterianas de pele e partes moles e a pneumonia.
Pessoas imunocomprometidas que se infectam com o VZV correm o risco de desenvolver disseminação visceral, levando a pneumonia, hepatite, encefalite e coagulação intravascular disseminada. Se uma gestante contrair varicela nos primeiros trimestres de gestação, há risco de síndrome congênita da varicela.
O diagnóstico da varicela e do herpes zoster geralmente é feito clinicamente. A confirmação laboratorial pode ser útil quando a apresentação clínica é incerta, especialmente nos pacientes imunossuprimidos. O método mais sensível para confirmar o diagnóstico é a reação em cadeia da polimerase (PCR). Os ensaios de PCR em tempo real fornecem confirmação de VZV a partir de espécimes clínicos obtidos de lesões cutâneas e fluidos corporais, como líquor e líquido amniótico. O teste de PCR no sangue também pode ser útil no paciente transplantado que tem doença visceral antes do aparecimento de lesões cutâneas.
 
 
 
  
  

Sinonímia

HERPES ZOSTER PCR SG ; HZPCRSG ; Varicela zoster ; PCR para VZV (Qualitativo) ; Detecção do DNA do vírus Varicela zoster (VZV)

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

10 Dias

Matarial

Sangue EDTA Quantidade: 5 ml