Laboratório Citocenter

Exames

HERPES SIMPLES I/II IGM

SINÔNIMO:
HERPES 1 E 2 – ANTICORPOS IGM
 
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
 

TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador: 
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
 
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
 
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
 
INTERPRETAÇÃO:
Utilizado para diagnóstico de infecção pelo vírus Herpes Simples tipo 1 e tipo 2. Os dois tipos de vírus causam infecções humanas, as quais variam em gravidade desde leves afecções cutâneas (vesículas) à encefalite. O Herpes simples tipo 1 em geral infecta as membranas mucosas do olho, a boca e as junções mucocutâneas da face. O Herpes simples tipo 2 está associado com lesões genitais mucocutâneas : o herpes genital é, hoje em dia, uma das doenças sexualmente transmitidas mais comuns. Uma vez que ocorre a infecção, o Herpes persiste num estado latente nos gânglios sensoriais, de onde ele pode reemergir e causar a recorrência periódica da infecção induzida por vários estímulos, o que pode ou não resultar em lesões clínicas. Os doentes imunocomprometidos estão mais suscetíveis a recorrências. Isto sugere que, quer os anticorpos, quer a imunidade mediada por células contribuam para o restabelecimento. Um diagnóstico rápido e exato da infecção pelo HSV (herpes-vírus simples)  é indispensável para aplicar uma quimioterapia antivírica específica e para minimizar a propagação da infecção. A primeira resposta imunitária humoral à infecção é a síntese de IgM específica anti-HSV, que alcança níveis detectáveis uma semana após a infecção. Normalmente, a presença de IgM é uma prova de infecção recente ou recorrente.

Sinonímia

HERPES SIMPLES I/II IGM ; HSV IGM ; HSVEIEM

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Material

Soro Quantidade: 1 ml