SINÔNIMO
Hepatite Delta IgM, HDV IgM, ANTI, Anticorpos Anti HDV IgM
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
MÉTODO
ESPECTROFOTOMETRIA CINÉTICA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 5 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
O vírus da Hepatite D (VHD), também chamada de Hepatite Delta é um vírus pequeno, incapaz de produzir seu próprio envelope proteico e que utiliza o vírus da hepatite B (VHB), para infectar o organismo humano, aproveitando o antígeno de superfície S (AgHBs) no processo de patogênese.
A infecção ocorre por contaminação parenteral.
A estrutura do VHD é composta por um RNA que produz dois antígenos de importância clínica conhecida: o antígeno Delta pequeno (AgDS), que participa do processo de replicação viral, e o antígeno Delta grande (AgDL), que, através da interação com AgHBs, atua na formação da embalagem de RNA.
Ainda não está bem estabelecida a relação entre o VHD e o VHB, já que, que ambos os competem pelo AgHBs para montar novas estruturas virais.
O VHD está relacionado com o desenvolvimento precoce de condições graves da doença hepática, tais como: cirrose hepática, carcinoma hepatocelular (CHC) e hepatite fulminante.