Laboratório Citocenter

Exames

HEPATITE B: HBSAG EIE

-Anotar se o cliente já foi vacinado contra hepatite B
 
SINÔNIMO
HbsAg, HbsAg – quantitativo, Hepatite B Antígeno de Superficie do Virus da Hepatite B, Antigeno Australia HBV, HBV, Antígeno Austrália
 

TIPOS DE AMOSTRA
Soro ou Plasma
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco ou tubo Gel separador
Plasma: EDTA Dipotássico
             EDTA Tripotássico
              Heparina de lítio
              Heparina de sódio
              Citrato de sódio
              Plasma em oxalato de potássio⁄fluoreto de sódio
              CPD
              CPDA-1
              ACD
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: SIM
Material colhido até ás 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o mesmo dia às 19h.
Se o material for colhido após às 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o dia seguinte às 11h.
 

REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO
0,5 mL
 

MÉTODO
Quimioluminescência
 

INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
 
ESTABILIDADE
Soro ⁄ Plasma: 2 a 8ºC por 6 dias.
                      15 a 30ºC 24 horas
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
A hepatite B é uma doença infecciosa que afeta o fígado causada pelo vírus da hepatite B (VHB). O vírus pode causar infeções tanto agudas como crónicas. Durante a infeção inicial aguda muitas pessoas não manifestam sintomas. Em algumas pessoas os sintomas manifestam-se de forma súbita e incluem vómitos, pele amarela, fadiga, urina de cor escura e dor abdominal.Os sintomas podem demorar entre 30 a 180 dias até se manifestarem e geralmente manifestam-se ao longo de várias semanas. Só muito raramente é que a infeção inicial causa morte 90% das pessoas infetadas por volta o nascimento desenvolvem hepatite B crónica, embora após os cinco anos de idade isso só se verifique em 10% dos casos. A maior parte das pessoas com doença crónica não manifestam sintomas. No entanto, encontram-se em risco acrescido de desenvolver cirrose e cancro do fígado.Estas complicações são a causa da morte de 15 a 25% das pessoas com hepatite B crónica.
O vírus é transmitido pela exposição ao sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infetada. A via de transmissão mais comum em regiões endémicas é a infeção durante o nascimento ou a partir da mãe ou pelo contacto com sangue infetado durante a infância. As vias de transmissão mais comum em regiões onde a doença é rara são a partilha de seringas entre consumidores de droga e através de relações sexuais.Entre outros fatores de risco estão o trabalho na prestação de cuidados de saúde, transfusões de sangue, hemodiálise, viver com uma pessoa infetada.
 
 
 

Sinonímia

HEPATITE B: HBSAG EIE

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

2 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml