Laboratório Citocenter

Exames

HEPATITE B: HBeAG EIE

Material
Sangue [S]
 
Palavras Chave
Hepatite B<br⁄>Antigeno e da Hepatite B<br⁄>Antígeno de replicação da Hepatite B <br⁄>HBe Ag <br⁄>HBV <br⁄>HBeAg
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Soro ou Plasma (EDTA⁄citrato⁄heparina).
 
Volume Mínimo
0,40 mL.
 
Volume Recomendável
0,55 mL
 
Critérios de Rejeição
Contaminação microbiana.
Amostras inativadas pelo calor.
 
Comentários
A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é endêmica no mundo e é causada por um vírus envelopado de DNA circular, da família Hepadnaviridae. A cronificação da doença, ou seja, a persistência do vírus por mais de seis meses, ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos indivíduos adultos infectados. O risco de cronificação é maior na transmissão vertical, podendo chegar a 90% nos casos de gestantes com evidencia de replicação viral e nas crianças infectadas antes dos 5 anos de idade (70-90% de cronificação).
O quadro clínico da infecção crônica por HBV pode variar de estado de portador assintomático à quadro de hepatite crônica ativa, com evolução para a cirrose hepática e câncer hepatocelular. O antígeno E (HBEAg) é detectado ao mesmo tempo que HBsAg. Sua presença denota replicação viral e infectividade. O desaparecimento do HBeAg é indicativo de redução da replicação viral, embora não exclua essa possibilidade (variante HBeAg-minus).
Nos casos auto- limitados, soroconversão ocorre em poucas semanas, surgindo o Anti-HBe. Na evolução para formas crônicas, definida como persistência do HBsAg por mais de 6 meses, a presença do HBeAg corresponde, habitualmente a um prognóstico de maior gravidade. Marcadores como o HBeAg e anti-HBe, assim como o PCR quantitativo para HBV, tem relevância para avaliação da indicação de terapia específica. Não é recomendado solicitar esses marcadores para o indivíduo cujo diagnóstico da infecção pelo HBV ainda não foi confirmado.
Referências: Ministério da saúde. Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais, 2ª edição, 2018.
Disponível em: http:⁄⁄www.aids.gov.br⁄pt-br⁄pub⁄2015⁄manual-tecnico-para-o-diagnostico-das-hepatites-virais. Acesso em 2 de maio de 2022. – Ministério da saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Confecções, 2017. Disponível em: http:⁄⁄www.aids.gov.br⁄pt-br⁄pub⁄2016⁄protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-hepatite-b-e-coinfeccoes. Acesso em 2 de maio de 2022.
 
 
 
 
 

Sinonímia

AC ANTI ANTIGENO E DA HEPATITE B ; AC ANTI HBE ; HBE ; HBEAG ; HEPATITE B: HBeAG EIE

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

4 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml