Laboratório Citocenter

Exames

HEMOCULTURA AUTOMATIZADA PARA MICOBACTERIAS

AMOSTRA
Sangue total colhido diretamente em frasco apropriado contendo meio líquido para hemocultura. Adultos: 8,0 a 10,0 ml por amostra. Criança: 1,0 a 3,0 ml por amostra. Manter em temperatura ambiente.
 
ATENDIMENTO
Coleta realizada apenas nas unidades Aeroporto, Bueno, Marista e Vila Brasilia. Pode também serem realizadas coletas domiciliares e hospitalares.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Assepsia:  Lavar as mãos e secá-las. Remover os selos da tampa dos frascos de hemocultura e fazer assepsia prévia nas tampas com álcool 70%. Garrotear o braço do paciente e selecionar uma veia adequada. Esta área não deverá mais ser tocada com os dedos. Fazer a anti-sepsia com álcool 70% de forma circular e de dentro para fora. Aplicar solução de iodo (tintura de iodo 1% a 2% ou PVPI 10%) também com movimentos circulares e de dentro para fora. Para ação adequada do iodo, deixar secar por um a dois minutos antes de efetuar a coleta.  Após a coleta da amostra, remover o iodo do braço do paciente com álcool 70% para evitar reação alérgica.
 
Coleta: Realizar a coleta de volume adequado de sangue e transferir para o frasco de hemocultura previamente identificado. Adultos: Colher 8 a 10 ml de sangue e transferir para o frasco Bactec Myco⁄F Lytic. Crianças: Colher 1 a 3 ml de sangue e transferir para o frasco Bactec Myco⁄F Lytic. Manter em temperatura ambiente.
 
MÉTODO
Hemocultura automatizada em equipamento Bactec.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo
 
INTERPRETAÇÃO
Exame auxiliar no diagnóstico de infecções sistêmicas causadas por micobactérias.

Sinonímia

HEMOCMYCO ; HEMOCULTURA AUTOMATIZADA PARA MICOBACTERIAS

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

63 Dias

Matarial

Diversos