Laboratório Citocenter

Exames

HEMOCULTURA AUTOMATIZADA PARA AEROBIOS

 
MATERIAL
SANGUE TOTAL
 
MEIO(S) DE COLETA
Frasco de hemocultura automatizado.
MEIO(S) DE COLETA
Frasco de hemocultura automatizado BD:
 
Pediátrico – BD BACTEC Ped Plus⁄F (Rosa)
Aeróbio – BD BACTEC Aerobic Plus⁄F (Azul)
 
VOLUME MÍNIMO
Adulto: 8,0 a 10,0 mL; Pediátrico: 0,5 a 5,0 mL
 
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Preparo HEMOCULTURA:
Medicação: De acordo com orientação médica.
Outros: Qualquer antibiótico administrado previamente à coleta poderá fornecer resultados falso-negativos; Amostras coletadas em frascos que tenham sido refrigeradas, podem gerar resultados falso-negativos; Uma antissepsia mal realizada ou uso de antissépticos inadequados poderá comprometer o exame causando uma contaminação da amostra por bactérias da flora normal, gerando resultados falso-positivos; Não colar a etiqueta de identificação sobre o código de barras do frasco.  Não coletar amostras de sangue  utilizando anticoagulante.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta HEMOCULTURA
A coleta pode ser efetuada durante a ascensão da temperatura em pacientes estáveis e, de preferência, antes da antibioticoterapia. Caso a paciente esteja em uso de antimicrobiano, coletar no momento anterior à administração do medicamento. Eventualmente, hemoculturas podem ser realizadas em pacientes afebris.
– Remover os selos das tampas dos frascos de hemocultura e fazer assepsia prévia nas tampas com álcool 70%;   
– Desprezar o algodão usado e deixar outro sobre a tampa até a inoculação do sangue;
– Fazer a antissepsia, friccionando a pele em círculos semiabertos a partir do ponto a ser puncionado. Secar por 30 segundos. Em seguida, aplicar novamente o alcool. Esperar cerca de 30 segundos para secar, repetir o procedimento por mais uma vez e aguardar secar;                                         
* Adultos: Colher  5 mL em frasco específico para adultos;
* Crianças (1 ano até 6 anos): Colher  3 mL em frasco pediátrico;
* Neonatos até 1 ano: Coletar de 0,5 a 1,5 mL, preferencialmente superior a 1 mL por frasco; (se peso corporal Inferior a 1800 g, coletar apenas 1 amostra) em frasco pediátrico.
– Fazer a inoculação do sangue diretamente no frasco sem fazer a troca da agulha, deixando-o escoar livremente, pois os frascos para hemocultura são fechados a vácuo. Homogeneizar a amostra por inversão do frasco, duas a três vezes.
* Caso o médico solicite mais de uma amostra, este procedimento deve ser repetido de duas a três vezes, com intervalos de 30 minutos e até 1 hora entre cada coleta. Sempre que possível deve-se coletar as amostras de locais diferentes (ex: 1ª coleta: braço direito; 2ª coleta: braço esquerdo; 3ª coleta: braço direito em outra veia. Caso exista urgência quanto ao início da antibioticoterapia colher 3 amostras ao mesmo tempo, em sítios anatômicos diferentes.
* Quando o volume de sangue coletado for fracionado em 2 frascos (para recuperação de bactérias aeróbias e anaeróbias), inocular primeiramente o frasco anaeróbio, evitando assim a entrada de oxigênio para o interior do frasco.
Nota: O volume de sangue coletado é uma das variáveis mais críticas para a positividade do exame tanto para adultos quanto para crianças, obedecendo a quantidade de sangue exigida para cada paciente.
 
NTERPRETAÇÃO
A presença de micro-organismos viáveis no sangue do paciente sugere infecção da corrente sanguínea, o que torna a hemocultura um exame crítico e de grande importância no tratamento destes pacientes. O isolamento de qualquer bactéria é significativo, uma vez que o sangue é um líquido estéril. Entretanto uma recuperação de patógenos pouco frequentes (ex: estafilococos não produtor de coagulase, bacillus sp. e corinebactérias) requer uma melhor correlação clínico-laboratorial para que seja afastada a possibilidade de contaminação da amostra em uma etapa qualquer do processamento (por exemplo: coleta). Quanto maior o número de frascos com cultura positiva, maior a probabilidade de infecção. Os patógenos mais frequentemente isolados são:
Escherichia coli
Staphylococcus aureus
Klebsiella pneumoniae
Estafilococo não produtor de coagulase

Sinonímia

HEMOCAERO ; HEMOCULTURA AUTOMATIZADA PARA AEROBIOS

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

9 Dias

Matarial

Diversos