SINÔNIMO
Glicose pos-prandial, Glicemia pos-prandial, GLICEMIA – 2 HORAS PÓS-PRANDIAL, G-PP
NAO FUMAR ANTES DA COLETA DE SANGUE.
TIPOS DE AMOSTRA
Plasma
TUBO(S) DE COLETA
Plasma: Fluoreto
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: SIM
Material colhido até ás 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o mesmo dia às 19h.
Se o material for colhido após às 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o dia seguinte às 11h.
REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO
0,55 mL
MÉTODO
Enzimática (Hexoquinase⁄G-6-PDH)
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum:obrigatório de 8 horas
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
O termo pós-prandial, para a glicemia, designa a coleta de glicemia realizada após uma refeição. Essa refeição é definida pelo médico assistente. Quando não definida, o laboratório sugere a coleta 2 horas após o almoço com as sugestões contidas no informativo de Glicose Pós-prandial.
Quase sempre, encontramos o pedido de glicemia pós-prandial acompanhado de glicemia de jejum. Nesses casos, a coleta das duas glicemias devem ser feitas, idealmente, no mesmo dia. No entanto, deparamos com problemas na coleta dessa glicemia pós-prandial. E de suma importância que o cliente receba, por parte do atendente e⁄ou colhedor orientações verbal e por escrito (informativo) sobre a coleta da glicemia pós-prandial antes mesmo da coleta da glicemia de jejum.
Realizar a coleta utilizando tubo plasma fluoreto. Centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Plasma: 2 a 8º C por 7 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
A medida da glicemia pós-prandial corresponde a dosagem de glicose algum tempo após o consumo de alimentos contendo carboidratos. Este exame serve para avaliar com está a sua secreção de insulina após uma carga de glicose e para triar pacientes portadores de diabetes mellitus. Pacientes com valores acima de 200mg⁄dL são sugestivos de diabetes. O resultado depende basicamente da quantidade de carboidratos ingeridos, da idade e da condição física do paciente.