Laboratório Citocenter

Exames

GILBERT, DIAGNOSTICO MOLECULAR

Material
Sangue [S]
 
Palavras Chave
Diagnostico genetico da Sindrome de Gilbert
Sindrome de Crigler-Najjar
Gene UGT1A1
Genes Analisados
UGT1A1.
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Sangue total (EDTA).
 
Volume Mínimo
2,0 mL
 
Volume Recomendável
4,0 mL
 
Interferentes
Alguns fatores inerentes à amostra biológica, assim como aqueles citados nos critérios de rejeição, podem interferir nas técnicas de biologia molecular e poderão influenciar a obtenção do resultado final ou gerar um resultado inconclusivo.
 
Critérios de Rejeição
Anticoagulante incorreto.
Condições de conservação inadequadas.
Volume insuficiente.
Material congelado, coagulado ou severamente hemolisado.
 
Comentários
A síndrome de Gilbert é uma doença hepatopatia leve na qual o fígado não processa adequadamente a bilirrubina, o que produz um nível elevado de bilirrubina não conjugada na corrente sanguínea.
A bilirrubina é um subproduto químico da hemoglobina amarela (o pigmento vermelho nas células do sangue) e é geralmente excretada pelo fígado como bílis. Muitas pessoas nunca têm os sintomas.
Ocasionalmente, pode ocorrer uma leve coloração amarelada da pele ou da parte branca dos olhos(esclera do olho). Outros possíveis sintomas incluem cansaço, fraqueza e dor abdominal.
A síndrome de Gilbert ocorre devida a uma mutação no gene UGT1A1 e que resulta na diminuição da atividade da enzima Uridina Difosfato Bilirrubina glucuronosiltransferase (UGT1A1). Esta doença é tipicamente herdada de um padrão autossômico recessivo e ocasionalmente, dependendo do tipo de mutação, de um padrão autossômico dominante.
Os episódios de icterícia podem ser desencadeados por estresse, bem como exercícios, menstruação ou não-alimentação. O diagnóstico baseia-se em níveis mais elevados de bilirrubina não conjugada no sangue, sem sinais de outros problemas hepáticos ou de destruição dos glóbulos vermelhos.
As mutações no gene UGT1A1 estão associadas com a Síndrome de Gilbert e com a Síndrome de Crigler-Najjar tipo 1 e 2. Tipo 1 e 2 difere por ausência completa ou parcial de glucuronosiltransferase funcional que faz a transformação da bilirrubina. Este estudo é indicado para afastar hipótese de doenças hepáticas, visto que a Síndrome de Gilbert é caracterizada por um aumento de bilirrubina indireta mesmo na ausência de hemólise ou doença hepática.

Sinonímia

GILBERT, DIAGNOSTICO MOLECULAR ; GILBERTDNA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

20 Dias

Matarial

Sangue Quantidade: 5 ml