Material
Diversos
* É obrigatorio o envio de uma lâmina e um Stuart
Condições
Secreções genitais femininas (vaginal, endocervical, colo uterino, vulvar).
Secreção uretral.
Esperma.
Instruções
Mulheres grávidas com coleta endocervical: colher exclusivamente no consultório do médico.
Não fazemos coleta endocervical em grávidas e virgens.
Nos casos de coletas de secreção genital feminina interna (vagina, colo uterino, canal endocervical), pode-se urinar e tomar banho.
Não tomar banho e não urinar quando a coleta for em genitália externa (secreção vulvar por exemplo) ou em caso de crianças.
No período anterior à coleta não se pode: … Fazer uso de desinfetantes ou medicações tópicas (aguardar 48 horas após o término). … Manter relações sexuais nas últimas 24 horas. … Estar menstruada (aguardar 48 horas após o término). … Usar ducha ginecológica e ter usado iodo no local. Se usou iodo para colher citologia, aguardar 24 horas.
Coletas uretrais: vir para coleta preferencialmente pela manhã sem urinar, ou estar sem urinar por pelo menos 4 horas.
Esperma: Realizar a coleta dependências do laboratório ou em casa. Não realizamos coleta e não recebemos o material aos domingos e feriados. Não necessita de abstenção ⁄ abstinência de ejaculação.
A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta.
Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos.
Jejum
Não é necessário.
Coleta:
Secreção vaginal: introduzir o swab delicadamente na vagina, colhendo material do fundo de saco vaginal e inocular no meio de transporte. Evitar colher o material que flui para a vulva pois, normalmente, as estruturas estão degeneradas e há grande possibilidade de contaminação. Coletar também duas lâminas para Gram.
Secreção endocervical: Antes de se inserir o espéculo, certificar-se de que a paciente não é virgem ou não está grávida. Passar o espéculo, localizar o colo uterino e colher a amostra no canal endocervical, com o auxílio de um swab. Após a coleta inocular o swab no meio de transporte. Coletar também duas lâminas para Gram.
Secreção uretral: introduzir o swab uretral 3 a 4 cm nos homens e 1 a 2 cm nos casos de mulheres, colher a secreção e inocular no meio de transporte. Nunca colher o material que emerge espontaneamente, pois as estruturas estão degeneradas, devido a atividade enzimática. Coletar também duas lâminas para Gram.
Esperma: colher por masturbação direta em frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta. Não aceitar amostras colhidas com qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos. Colher todo volume ejaculado em frasco estéril, não é necessário abstinência sexual.
Orientações sobre a confecção e envio das Lâminas:
Confeccionar a lâmina da secreção coletada com swab seco (fazer o esfregaço no centro da lâmina , espalhar levemente a amostra).
Não utilizar o mesmo swab que será colocado no Stuart.
Deixar secar completamente.
Se possível, fixar por 3 vezes em calor brando.
Identificar a lâmina na parte fosca com as iniciais do paciente, utilizando lápis preto.
Enviar as Lâminas correspondentes em suporte de lâminas, o qual deve ser preso ao Stuart⁄Amies com uma fita elástica.