SINÔNIMO:
MICOLÓGICO, MICOLÓGICO DIRETO, FUNGOSCOPIA
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
DIVERSOS: Escarro, Fezes, Fragmentos de Biopsias( teciso e órgãos), lavado brônquico- aspirado brônquico, lesões de pele, lesoes ungueais, mucosa oral e orofaringe,liquidos biologicos e estéreis( líquor, liquido pleural, liquido peritoneal, etc.) mucosa oral e orofaringe, oculares, ontológicas, pelos e couro cabeludo, sangue ou medula óssea, secreção nasal, secreção vaginal e ou cervical.
TUBO(S) DE COLETA:
Frasco estéril ou lâminas. Meio de transporte Stuart, Amies (com ou sem carvão), somente em casos de secreções. Amostras devem vir em frasco estéril com identificação do paciente, região de coleta informada, frasco bem fechado para que não tenha vazamentos e sem conservantes.
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
Não aplicável
MÉTODO:
MICROSCOPIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
LESÕES DE PELE:
Medicação: De acordo com orientação médica. Pacientes que estejam fazendo uso de qualquer medicamento antifúngico devem suspender o uso por pelo menos uma semana antes da coleta. Para lesões descamativas deve-se suspender o uso de cremes, pomadas e hidratantes pelo menos um dia antes da coleta,
Instruções de coleta:
Fazer antissepsia com álcool 70%, em casos de lesões secas. Coletar a amostra sempre nas bordas ativas das lesões, coletar o máximo de fragmento de tecido epidérmico possível. Em caso de lesões com pus, limpar com soro fisiológico e coletar com swab. As lesões vesiculosas devem ser coletadas no teto da vesícula, com o auxílio de agulha descartável e swab. Colocar as amostras de lesões secas em frasco estéril e lesões purulentas coletar com swab com meio de transporte (Stuart ou Amies).
PELOS E COURO CABELUDO:
Medicação: De acordo com orientação médica. Pacientes que estejam fazendo uso de qualquer medicamento antifúngico devem suspender o uso por pelo menos uma semana antes da coleta.
Instruções de coleta
Realizar raspado nas bordas da lesão, preferencialmente em zonas de alopecia (região sem cabelo⁄pelo), bem como retirar fios de cabelo com o auxílio de uma pinça (bordas da lesão). Se observar presença de nódulos (branco ou escuro) nos pelos, cortar fragmentos do pelo com uma tesoura e colocar no frasco estéril.
SECREÇÕES DIVERSAS (PUS DE ABSCESSO OU EXSUDATO DE ULCERAÇÕES:
Preparo Secreções Diversas (Pus de Abscesso ou Exsudato de Ulcerações):
Medicação: De acordo com orientação médica. Pacientes que estejam fazendo uso de qualquer medicamento antifúngico devem suspender o uso por pelo menos uma semana antes da coleta.
Instruções de coleta
Fazer assepsia com álcool 70% nas lesões fechadas. Nos abscessos fechados, coletar com seringa aproximadamente 1mL. Se o abscesso drena espontaneamente, o material purulento deve ser coletado com alça ou ainda ser aspirado com seringa sem agulha, após limpeza prévia. Nas lesões ulceradas, recobertas por crosta, o material ideal para coletar é obtido após remoção da crosta com auxílio de lâmina ou bisturi e o material deve ser coletado abaixo, na base limbo lateral. Colocar o material em recipientes próprios para transporte (frasco estéril, swab com meio de transporte, seringa com ponta vedada etc.)
Lâmina de secreções: selecionar a parte mais purulenta e confeccionar o esfregaço em lâmina. Espalhar a amostra em ¾ da lâmina para formar um esfregaço fino. Deixar secar ao ar.
Demais materiais consultar manual do apoio
TRANSPORTE:
PELOS E COURO CABELUDO:Transportar em temperatura ambiente.
SECREÇÕES DIVERSAS (PUS DE ABSCESSO OU EXSUDATO DE ULCERAÇÕES:
Distribuição Secreções Diversas (Pus de Abscesso ou Exsudato de Ulcerações):
Amostra em frasco estéril ou seringa sem agulha acoplada: Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Amostra em swab e lâmina: Transportar em temperatura ambiente.
LESÕES DE PELE:Transportar em temperatura ambiente.
Demais materiais consultar manual do apoio
ESTABILIDADE:
PELOS E COURO CABELUDO:A amostra é estável por 7 dias em temperatura ambiente.
SECREÇÕES DIVERSAS (PUS DE ABSCESSO OU EXSUDATO DE ULCERAÇÕES:
Estabilidade Secreções Diversas (Pus de Abscesso ou Exsudato de Ulcerações) PFUN:
Amostra em frasco estéril ou seringa sem agulha acoplada: A amostra é estável por até 48 horas em temperatura refrigerada (2°C a 8°C).
Amostra em swab e lâmina: A amostra é estável por até 48 horas em temperatura ambiente.
LESÕES DE PELE:
Raspados em frasco estéril: A amostra é estável por 7 dias em temperatura ambiente.
Swab: A amostra é estável por 48 horas em temperatura ambiente.
Demais materiais consultar manual do apoio
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
A pesquisa de fungo é realizada através da coloração de gram ou hidróxido de potássio (40%), afim de detectar de forma rápida, a presença de fungos filamentosos e leveduriformes, permitindo o tratamento apropriado.