SINÔNIMO:
FOSFATÚRIA, FOSFATO EM URINA DE 24 HORAS, FOSFATO URINÁRIO
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA
URINA 24 HORAS
TUBO(S) DE COLETA
Frasco sem conservante fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
2,0 mL.
MÉTODO:
COLORIMÉTRICO
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Dados: Informar o volume da diurese.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitadas e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro, sempre que solicitado.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 10 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
Os valores de fósforo urinário variam com a hora do dia, dieta, idade, massa muscular, função renal e nível de PTH (paratormônio). Valores baixos são encontrados na Síndrome de Fanconi, hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo, hipovitaminose D, raquitismo, osteomalácia, hemodiálise, doença hepática, alimentação parenteral prolongada e tratamento de cetoacidose diabética. Valores altos ocorrem na insuficiência renal, hipoparatireoidismo, pseudohipoparatireoidismo, hipervitaminose D, osteoporose, metástase óssea, hipocalcemia, leucemia mieloide crônica, mieloma múltiplo, diabetes melittus descompensado, exercícios, desidratação e hipovolemia.