Laboratório Citocenter

Exames

FOSFATASE ACIDA TOTAL

Material
Sangue [S]
 
Palavras Chave
Fosfatase acida total
 
Jejum
Não é necessário.
Outros Laboratórios
– Este exame não pode ser incluído em amostras que já tenham sido manipuladas internamente na área técnica, pois sofrem degradação após abertas.
 
Condições
Soro.
Coleta Apoio
– Após a centrifugação, transferir o soro para tubo de transporte e acidificar a amostra em até 4 horas após a coleta, com 30 microlitros de Ácido Acético a 0,8M para cada 1,0 mL de soro.
– O pH ideal da amostra deve estar entre 0 e 6. Sugerimos fazer a avaliação antes do envio. Caso o pH não tenha atingido a acidificação ideal entre 0 e 5, adicionar mais 30 uL de ácido acético 0,8M.
– Em função dessa particularidade na conservação, as amostras para realização de Fosfatase Ácida devem ser enviadas em tubo de transporte separado e destinado apenas para a realização desse exame.
– Para se obter o Ácido Acético a 0,8M a partir do Ácido Acético 46% (8M) fornecido pelo laboratório Hermes Pardini, realizar o seguinte procedimento:
… Pipetar 2,0 mL de Ácido Acético 46% (8M) em um balão volumétrico e adicionar água destilada até que se complete 20 mL de solução.
 
Volume Mínimo
0,5 mL.
 
Volume Recomendável
0,8 mL.
 
Critérios de Rejeição
Amostra não acidificada.
 
Comentários
As fosfatases ácidas estão presentes na próstata, ossos, hemácias, leucócitos, plaquetas, pulmões, rins, baço, fígado, pâncreas e vesícula seminal. Aumentos ocorrem nas leucemias, trombocitoses, infarto agudo do miocárdio, embolia pulmonar, anemias hemolíticas. Doença de Gaucher, tumores ósseos, hiperparatireoidismo, mieloma, adenomas e câncer da próstata.
 

Sinonímia

FACPROSTT ; FOSFATASE ACIDA TOTAL

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml