Laboratório Citocenter

Exames

FOSFATASE ACIDA PROSTATICA

Material
Sangue [S]
 
Palavras Chave
PAP Fosfatase ácida tártarato sensível FAP
ACP
Instruções
Aguardar 48 horas caso tenha realizado exame de toque retal
Aguardar 48 horas caso tenha praticado relação sexual ou ejaculação.
Em caso de dúvidas consultar o seu médico.
 
Jejum
Não é necessário.
Outros Laboratórios
– Este exame não pode ser incluído em amostras que já tenham sido manipuladas internamente na área técnica, pois sofrem degradação após abertas.
 
Condições
Soro.
 
Coleta Apoio
– Após a centrifugação, transferir o soro para tubo de transporte e acidificar a amostra em até 4 horas após a coleta, com 30 microlitros de Ácido Acético a 0,8M para cada 1,0 mL de soro.
– O pH ideal da amostra deve estar entre 0 e 6. Sugerimos fazer a avaliação antes do envio. Caso o pH não tenha atingido a acidificação ideal entre 0 e 6, adicionar mais 30 uL de ácido acético 0,8M.
– Em função dessa particularidade na conservação, as amostras para realização de Fosfatase Ácida Prostática devem ser enviadas em tubo de transporte separado e destinado apenas para a realização desse exame.
– Para se obter o Ácido Acético a 0,8M a partir do Ácido Acético 46% (8M) fornecido pelo laboratório Hermes Pardini, realizar o seguinte procedimento:
… Pipetar 2,0 mL de Ácido Acético 46% (8M) em um balão volumétrico e adicionar água destilada até que se complete 20 mL de solução.
 
Volume Mínimo
0,5 mL.
 
Volume Recomendável
0,8 mL.
 
Questionário
Se a resposta for "Sim" a qualquer uma das perguntas abaixo, recomenda-se aguardar os prazos citados para a coleta do material, em caso de dúvida o cliente deverá consultar o médico:
Foi submetido a toque retal há menos de 02 dias? (Aguardar 48 horas).
Praticou relações sexuais (ejaculação) há menos de 48 horas? (Aguardar 48 horas).
Foi submetido à cirurgia de próstata?
Está em uso de medicamento para próstata?
 
Critérios de Rejeição
Amostra não acidificada.
 
Comentários
A fração prostática é secretada unicamente pelo epitélio da próstata e a sua atividade é inibida pelo ácido tártrico.
Essa dosagem é inferior ao PSA no diagnóstico e monitorização do tratamento do cãncer de próstata. Valores normais podem ser encontrados no câncer de próstata inicial e seu valor preditivo positivo no diagnóstico dessa neoplasia e inferior a 5%.
Elevações também podem decorrer da manipulação prostática, interferências de outras fosfatases no ensaio, prostatite e outras neoplasias.

Sinonímia

FACPROST ; FOSFATASE ACIDA PROSTATICA ; PAP

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

4 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml