SINÔNIMO
IBROBLASTO FATOR 23 DO CRESCIMENTO (C-TERMINAL)
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
PLASMA
TUBO(S) DE COLETA
Tubo com EDTA (roxo)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
3,5 mL.
MÉTODO:
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e congelar no intervalo máximo de 1 hora após a extração.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 60 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas
NTERPRETAÇÃO:
O fator de crescimento de fibroblastos 23 (FGF23) é um hormônio que é secretado principalmente por osteócitos e osteoblastos no osso, tento papel crítico na homeostase de íons minerais. Estudos recentes sugerem que os níveis de FGF23 aumentam significativamente nos primeiros estágios da doença renal crônica (DRC) e podem desempenhar um papel crítico nas desordens do metabolismo ósseo nesses pacientes, por isso o monitoramento de seu nível no plasma é importante. Além disso, nível sérico de FGF23 pode ser usado para prever o desenvolvimento de hiperparatireoidismo secundário em pacientes em diálise. Outros estudos também sugerem que os níveis séricos de FGF23 podem predizer a progressão adversa da lesão renal. Esse exame realiza a análise da fração C-terminal e não do fator intacto.