SINÔNIMO
FENOTIPAGEM DOS SISTEMAS ERITROCITÁRIOS, PESQUISA DOS ANTÍGENOS ERITROCITÁRIOS, PESQUISA DOS SISTEMAS ERITROCITÁRIOS RH, KELL, DUFFY, KIDD, LEWIS, P, MNS E LUTH
TIPOS DE AMOSTRA
Sangue Total
TUBO(S) DE COLETA
Sangue Total :Tubo com EDTA (roxo)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
4 mL
MÉTODO
GEL-TESTE
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo EDTA e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
O fator Rh é um sistema sanguíneo responsável por determinar se o sangue possui um fenótipo positivo ou negativo, de acordo com a presença ou não de antígenos. Neste sistema, foram identificados diversos antígenos, sendo classificado de acordo com sua resposta imunológica, entre altamente imunigênico ou incompletos.
Os imunogênicos são compostos por seis principais antígenos (C, c, Cw, E, e) e Kell (K) definido por ocasionar uma grande resposta imunológica de forma rápida, auxiliando na formação de anticorpos. Já o antígeno incompleto, é composto pelos sistemas Duffy, Kidd, e MNS e contém uma menor defesa imunológica sendo incapaz de ativar uma resposta imune, porém, o mesmo possui grande importância clínica, por ser capaz de estimular a produção de anticorpos em indivíduos mesmo negativos para os respectivos antígenos.
Entretanto, a determinação fenotípica deste sistema e a confirmação dos anticorpos formados durante a resposta imunológica, será dada através da fenotipagem eritrocitária, à qual possui a finalidade de minimizar os riscos de reações no processo de transfusão de sangue e transplantes tanto para os doadores, como para os receptores. Além da grande importância para gestantes aloimunizadas e de conter utilidade na própria doação sanguínea, sendo capaz de definir seu fenótipo e retirar a chance do aparecimento de anticorpos de maneira tardia.
Antígenos pesquisados com seus respectivos sistemas :
Sistema MNS (MNS 002): antígenos M (001); N (002); S (003); s (004).
Sistema Rh (RH 004): antígenos C (002); E (003); c (004); e (005).
Sistema Kell (KEL 006): antígenos K (001); k (002); Kpa (003); Kpb (004).
Sistema Duffy (FY 008): antígenos Fya (001); Fyb (002).
Sistema Kidd (JK 009): antígenos Jka (001); Jkb (002).
Sistema Lewis (LE 007): antígenos Lea (001); Leb (002).
Sistema Lutheran (LU 005): antígenos Lua (001); Lub (002).
Sistema P (P1 003): antígeno P1 (001).