FENU – FENOL URINÁRIO FINAL DE JORNADA DE TRABALHO
SINÔNIMOS: ÁCIDO FÊNICO, ÁCIDO CARBÓLICO, HIDROXIBENZENO, HIDRÓXIDO DE FENILA
MATERIAL
URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
MEIO(S) DE COLETA
Tubo cônico.
VOLUME MÍNIMO
10 mL
MÉTODO
CROMATOGRAFIA GASOSA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Preparo
Bebidas Alcoólicas: Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Dieta: Evitar a ingestão de alimentos que contenham Benzoato de Sódio (conservante).
Medicação: Evitar o uso de Fenilsalicilatos, Barbitúricos e Fenolato de Sódio.
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coleta
Coletar em frasco apropriado a urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição. Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta.
Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do FENU e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame.
INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
INTERPRETAÇÃO
O fenol é uma substância química que pode ser sólida ou líquida com odor característico, nauseante, aromático e pungente. É utilizado na produção de resinas fenólicas, outros produtos fenólicos e caprolactama, em desinfetantes e agentes anti-sépticos. Na indústria tem diversos usos: como solvente, na fabricação de explosivos, fertilizantes, gás de iluminação, tintas, removedores, borrachas, resinas sintéticas, produtos têxteis, de perfumaria e farmacêuticos, baquelite, plásticos e desinfetantes. Após a exposição, o fenol é prontamente absorvido pelas vias cutânea, digestiva e respiratória. Em sua maior parte, é oxidado ou conjugado com ácido sulfúrico, glucorônico e outros ácidos, sendo eliminado na urina na forma conjugada. Os vapores do fenol são irritantes das vias respiratórias e corrosivo para os tecidos.